Tipos de Patologias da Construção Civil - INFILTRAÇÃO
- Évelyn Magalhães
- 11 de mai. de 2020
- 1 min de leitura
É difícil que alguém ainda não tenha tido algum problema de infiltração em um imóvel. Estamos falando da pior, a mais grave das patologias da Construção Civil. Os estragos que uma infiltração de água ou umidade podem causar são imensos. A começar pelo mofo, bolor, destruição da pintura, até danos maiores nas paredes e materiais metálicos da estrutura.
Os tipos de infiltrações variam conforme as causas e para cada uma há uma abordagem diferente no conserto. Elas podem acontecer:
- Devido às chuvas nos prédios com fachadas e coberturas que não receberam impermeabilização ou com falhas no projeto e execução da obra.
- Causadas por vapores de água, como acontece no box do banheiro pelo uso do chuveiro quente, provocando mofo no teto e nas paredes.
- Pela umidade que sobe do solo e é absorvida pela edificação, desde os alicerces até as paredes.
- Provocadas por problemas na rede hidráulica dos imóveis como acontece, muitas vezes, de vazamentos de um apartamento para outro.
Uma boa impermeabilização do prédio é a medida básica contra as infiltrações, estancando a umidade e não permitindo que ela degrade o reboco e a pintura. O projeto deve contemplar a impermeabilização desde a fundação da obra. Laje sem impermeabilizar não é cobertura e, sim, piso que não tem o atributo de reter líquidos.
Évelyn

*Informações retiradas do site do Sienge.
Comments