Tipos de Patologias da Construção Civil - DESLOCAMENTO DE REBOCOS E PISOS
- Évelyn Magalhães
- 13 de mai. de 2020
- 1 min de leitura
Na construção civil, revestimento é denominado a camada externa que cobre a alvenaria (camada externa das estruturas das paredes ou piso que se utilizam de cal, cimento ou gesso). Diante disso, pode-se concluir que um bom revestimento trabalha com diversas camadas e produtos, que dependem um do outro, para obter um resultado excelente final. Nas edificações, consideraram-se três tipos de revestimentos: revestimento de paredes, revestimento de pisos e revestimento de tetos ou forro. As principais patologias dos processos de revestimentos são:
a) DESTACAMENTOS OU DESCOLAMENTOS: Os destacamentos são caracterizados pela perda de aderência das placas cerâmicas do substrato, ou da argamassa colante, quando as tensões surgidas no revestimento cerâmico ultrapassam a capacidade de aderência das ligações entre a placa cerâmica e argamassa colante e/ou emboco.
b) GRETAMENTO: O gretamento é uma patologia caracterizada por uma série de aberturas inferiores a 1 mm localizadas na superfície esmaltada das placas. A expansão por umidade provoca um aumento nas dimensões das placas cerâmicas, forçando a dilatação do esmalte, sendo que o esmalte é menos flexível, logo, não consegue absorver a variação de tamanho da placa originando as fissuras capilares.
Évelyn

Comments