Tipos de Patologias da Construção Civil - CORROSÃO DAS ARMADURAS DE AÇO
- Évelyn Magalhães
- 12 de mai. de 2020
- 1 min de leitura
Outra patologia que precisa ser citada entre as principais, é a corrosão das armaduras do concreto, um fenômeno chamado carbonatação decorrente da ação de agentes químicos. O aço encontra-se num meio alcalino, o concreto, onde deve estar protegido de processos corrosivos. Contudo, eventualmente, acontece do gás carbônico – daí o nome – penetrar nos poros do concreto e, com a umidade encontrada, formar um tipo de acidez que ataca a estrutura metálica.
Como uma das causas, pode acontecer de as peças da armadura terem sido colocadas muito próximas da superfície da estrutura e não terem sido cobertas o suficiente pelo concreto. Assim, tornam-se expostas à corrosão.
Também, vibrações da edificação ou falhas no processo de cura do concreto podem causar porosidades, por onde vai começar o processo corrosivo. A aderência do concreto diminui, ele se descola e expõe ainda mais o aço. A degradação evolui e não cessa, comprometendo as estruturas, enquanto não forem tomadas providências.
Mas como evitar que essas patologias aconteçam com tanta frequência?
Um projeto bem feito, além de muitos cuidados na execução, é essencial para prevenção de todas essas patologias na construção civil. Para qualquer uma das patologias na construção civil a recomendação é a mesma, ou seja, procurar profissionais especializados, que saberão avaliar a situação e indicar o tratamento necessário.

*Informações retiradas do site do Sienge.
Comments