Tipos de Laudos da Engenharia Civil - LAUDO DE REFORMA
- Évelyn Magalhães
- 26 de mai. de 2020
- 2 min de leitura
Hoje iniciaremos a apresentação dos tipos de laudos que o engenheiro civil pode elaborar. O primeiro laudo é o chamado Laudo de Reforma, que é imprescindível para atestar que tal atividade não trará danos à edificação. Ele traz a segurança para o proprietário e/ou o síndico de um condomínio autorizar a liberação de uma reforma. Caso não exista um laudo realizado por um perito, com a devida Anotação de Responsabilidade Técnica (ART), em casos de incidentes e danos à estrutura da edificação, proprietário ou síndico podem ser responsabilizados.
Para elaboração de um laudo de reforma, deve-se utilizar da norma regulamentadora NBR 16.280/2014 - Reforma em edificações - Sistema de gestão de reformas - Requisitos, que se aplica, exclusivamente, às reformas de edificações, e dispõe que "o envelhecimento das obras construídas impõe determinados processos, por segurança, perda de função ou qualidade que devem ser conduzidas com base em requisitos bem definidos." Além disso, a norma ainda determina que nos processos de alterações das construções, devem ser preservados a segurança da edificação, dos seus usuários e o entorno por ela impactados.
A norma "estabelece os requisitos para os sistemas de gestão de controle dos processos, projetos, execução e segurança, incluindo meios principalmente para:
prevenções de perda de desempenho decorrente das ações de intervenção gerais ou pontuais nos sistemas, elementos ou componentes da edificação;
planejamento, projetos e análises técnicas de implicações da reforma na edificação;
alteração das características originais da edificação ou de suas funções;
descrição das características da execução das obras de reforma;
segurança da edificação, do entorno e de seus usuários;
registro documental da situação da edificação, antes da reforma, dos procedimentos utilizados e do pós-obra de reforma;
supervisão técnica dos processos e das obras."
Além de todas estas informações, a norma ainda determina os requisitos para a gestão da reforma, os requisitos para a realização de reformas em edificações, as incumbências e encargos de cada parte e os requisitos para a documentação das obras de reforma.
Se você está gostando do nosso blog, considere se registrar e receber em primeira mão sempre que houver novos posts por aqui!!
Évelyn

Comments