top of page

Realidade Aumentada

  • Foto do escritor: Évelyn Magalhães
    Évelyn Magalhães
  • 19 de mai. de 2020
  • 2 min de leitura

A realidade aumentada mistura elementos reais com elementos digitais em um ambiente. Ou seja, por meio de softwares e dispositivos específicos, você conseguirá inserir informações virtuais em um espaço real, criando uma projeção em três dimensões. Dentro da construção civil, essa tecnologia tem sido muito útil. Isso porque, as plantas e esquemas não forneciam informações tão precisas a ponto de se evitarem problemas recorrentes dentro de obras, como desperdício de materiais ou até mesmo erros de elaboração.


Com a realidade aumentada, esse tipo de problema está totalmente descartado. Isso porque, é possível desenvolver projetos tridimensionais, que possibilitam uma visualização mais clara de todo o edifício. Mais do que isso, é possível usar periféricos dentro do canteiro, e vislumbrar estruturas através das informações inseridas no software de RA. Dessa forma, é possível otimizar todos os processos construtivos dentro da obra, e, ainda por cima, possibilitar que os engenheiros e arquitetos envolvidos consigam acompanhar cada etapa, mesmo estando longe do canteiro.


A realidade aumentada vem sendo aplicada dentro da construção civil por meio de softwares especiais, e dispositivos móveis, como smartphones e tablets. Várias empresas vêm desenvolvendo aplicações do gênero para auxiliar na otimização de projetos.


O sistema mais popular do momento é o Microsoft HoloLens, que já desenvolveu modelos para grandes empresas do setor. Basicamente o que essa solução faz é criar hologramas em tempo real nos espaços que receberão construções. Ou seja, por meio de sensores, processadores holográficos e mecanismos óticos, é possível gerar essas imagens virtuais e saber o dimensionamento real de elementos da obra. Inclusive, essa tecnologia tem sido amplamente utilizada em maquetes, para que os profissionais possam interagir com o projeto.


Outro sistema em evidência é um aplicativo para celulares e smartphones, chamado Auginapp, que tem uma metodologia bem simples e que permite aos usuários carregar seus modelos 3D projetados, e os visualizar e apresentar em qualquer lugar. Além disso, vale ressaltar que este é um aplicativo gratuito, e que qualquer um pode instalar e utilizar, inclusive os próprios clientes. Recomendo a experiência!


Évelyn

 
 
 

Comentarios


Post: Blog2_Post

©2020 por Évelyn Magalhães Engenharia. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page