top of page

Patologias da Construção Civil

  • Foto do escritor: Évelyn Magalhães
    Évelyn Magalhães
  • 7 de mai. de 2020
  • 1 min de leitura

Atualizado: 7 de mai. de 2020

Iniciando a primeira leva de posts e informações, venho falar um pouco mais sobre as patologias na construção civil de uma maneira geral.


A patologia na construção civil ocorre quando uma construção apresenta defeitos, ou então, quando ela não atende mais as funções para as quais foi projetada. Ou seja, esse termo está consolidado no setor de reabilitação e conservação de edificações. Quando algum edifício apresenta defeitos, de forma a não atender adequadamente uma ou várias funções, os quais têm como motivos a forma como ele foi construído, deve ser feito um conserto. Dessa forma, o reparo de uma patologia possui a finalidade de recuperar essa função.



De acordo com estudos, a palavra patologia é de origem grega e vem de diversas áreas da ciência, inclusive da medicina, na qual significa estado doentio, falta de saúde, anormalidade. Já na construção, o significado tem o mesmo sentido do que na medicina.

Fazer inspeções, avaliar as estruturas e diagnosticar a patologia na construção civil são tarefas que necessitam ser executadas de maneira periódica. Dessa forma, os resultados e as ações de manutenções precisam cumprir de maneira efetiva a recuperação da construção.

Alguns fatores que causam degradação na construção são: Reações químicas; variação de temperatura; erosão; vibrações e corrosão.


Nos próximos posts, irei apresentar as principais patologias encontradas nas construções e suas características. Aguardo vocês!!


Évelyn

 
 
 

Comentários


Post: Blog2_Post

©2020 por Évelyn Magalhães Engenharia. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page