top of page

Light Steel Frame (Framing) - Estruturas de Aço

  • Foto do escritor: Évelyn Magalhães
    Évelyn Magalhães
  • 21 de mai. de 2020
  • 2 min de leitura

Light steel frame é uma designação utilizada internacionalmente para descrever um sistema construtivo que define estruturas que utilizam aço galvanizado como principal elemento estrutural. As estruturas são formadas por perfis de aço, isolantes termoacústicos e fechamentos externo e interno, sendo estes, realizados com placas, que podem ser de madeira, drywall, cimentícias, etc.


No Brasil, este sistema é uma inovação, mas é importante salientar que esta técnica vem do início do século XIX, nos Estados Unidos, para suprir a demanda de novas edificações. De volta àquela época, pela falta de tecnologia avançada, inicialmente as construções deste método iniciaram com a técnica de Wood Framing (Estruturas de Madeira), e após, já no século XX, a alternativa do Steel Framing foi apresentada, em uma feira em Chicago.


O Light Steel Framing possui inúmeras vantagens, se comparado ao sistema de concreto armado. Como exemplo, pode-se citar um canteiro de obras seco, visto que não é necessária a utilização de água, e limpo, pois a geração de resíduos é praticamente nula, levando em conta que os perfis são dimensionados em projeto e moldados em fábrica, não necessitando corte de peças, tornando a execução precisa e rápida. Ainda, esse sistema traz construções ecológicas, pois evita os impactos negativos ao meio ambiente. Além de todas essas vantagens, uma edificação em light steel frame possui menor custo, pois o custo com materiais e mão de obra diminui, devido ao curto prazo da construção, prometendo reduzir cerca de 25 a 30% do custo e 50% do tempo de construção.


Apesar das inúmeras vantagens desse sistema, existe grande dificuldade para encontrar mão de obra especializada, pois o mesmo exige treinamentos constantes. Atualmente, no Brasil, apenas 3% das edificações são construídas pelo steel frame, valor este, que é insignificante considerando todas as vantagens que o sistema apresenta. Isto se dá pelo fato de o Brasil ser muito conservador, o que faz com que novas tecnologias demorem a ser aceitas, independente de seus inúmeros benefícios.


Este sistema é um grande nicho que precisa ser explorado por empresas e profissionais da área da construção civil, pois é um sistema que se mostra bastante eficiente e apropriado na procura pelo alto desempenho e sustentabilidade.


Évelyn



 
 
 

Comments


Post: Blog2_Post

©2020 por Évelyn Magalhães Engenharia. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page