Laudos da Engenharia Civil
- Évelyn Magalhães
- 25 de mai. de 2020
- 2 min de leitura
Afinal, o que é um laudo? Segundo o dicionário, a palavra laudo é um substantivo masculino que significa “texto contendo parecer médico (de médico, engenheiro, etc.)”.
Mas, parecer médico? Porque um engenheiro faz? Bom... Assim como as patologias, cuja palavra é de origem grega e vem de diversas áreas da ciência, inclusive da medicina, na qual significa estado doentio, falta de saúde, anormalidade, e que na construção, o significado tem o mesmo sentido do que na medicina, com os laudos é a mesma coisa. Fazer inspeções, avaliar as estruturas e diagnosticar a patologia na construção civil são tarefas que necessitam ser executadas de maneira periódica, e desta avaliação, resulta o laudo/parecer técnico, onde serão descritos todos os problemas da estrutura e o que fazer para recuperá-los.
O que você talvez não saiba, é que existem vários tipos de laudos que um engenheiro civil pode desenvolver e assinar. Os tipos mais comuns são:
- Laudo de reforma;
- Laudo de inspeção predial;
- Laudo de avaliação de imóveis;
- Laudo de recebimento de imóvel;
- Laudo de vistoria de vizinhança; e
- Laudo pericial judicial.
A partir de hoje, teremos uma nova série aqui no blog, onde serão abordados estes 6 tipos de laudos, separadamente, para explicar como realiza-los, informar as normas técnicas que regem cada um, e explanar exemplos para cada tipo.
Se você se interessa por esta área, fica ligadinho nos próximos dias, não perde os próximos posts e garanto que você vai ficar por dentro desta área da construção civil que está em constante ascensão nos últimos anos.
Se você gostou, deixa seu like e considere se registrar aqui no blog, assim você receberá em primeira mão, quando todos os nossos posts estiverem no ar!
Évelyn

Comments