top of page
Buscar

Construções Sustentáveis

  • Foto do escritor: Évelyn Magalhães
    Évelyn Magalhães
  • 18 de jun. de 2020
  • 3 min de leitura

Uma Construção Sustentável (ou Ecológica) é uma edificação projetada e construída a partir de materiais sustentáveis, com a finalidade de promover uma relação mais saudável com o meio ambiente, a partir de princípios de sustentabilidade e de bem-estar dos moradores.


Nos últimos anos estamos presenciando o resultado dos atos dos seres humanos no meio ambiente, que já trouxeram consequências irreparáveis. Deste modo, cresce constantemente a preocupação com a preservação do que ainda nos resta dos recursos naturais, do meio ambiente.


Com as mudanças econômicas e ecológicas da atualidade, o número de casas sustentáveis aumentou significativamente em todo o mundo. No contexto mundial, segundo dados do Green Building Council Brasil (GBC), o Brasil se encontra na 4° posição em número de casas sustentáveis, com os Estados Unidos, China e Emirados Árabes Unidos ocupando as 3 primeiras posições.


Uma casa 100% sustentável deve atender várias exigências técnicas para receber esse título. Existe até mesmo certificações para esse tipo de projeto, como a certificação AQUA-HQE e o selo ouro do Green Bulding Council.


Algumas das diversas soluções existentes para as construções serem consideradas são:


  • Captação de águas pluviais: A água da chuva pode ser reutilizada de várias maneiras na sua casa sustentável. Porém, é importante separar a água pluvial da água potável encanada, a rede exclusiva deve ter destinos certos, como jardins ou vasos sanitários. Essa água também pode ser destinada a limpeza.

  • Rede de energia solar: A utilização de placas fotovoltaicas tem como intenção gerar, a partir da energia solar, toda energia elétrica da sua casa (energia utilizado pelas TVs, motores elétricos, lâmpadas e etc). Os painéis solares que ficam sobre o seu telhado, reagem com a luz do sol e a partir de um inversor solar converte a energia solar em energia elétrica. Essa energia vai para o quadro de luz e então é distribuída para a sua casa.

  • Telhado verde: O telhado verde funciona como um ótimo isolante térmico, além de disponibilizar um ganho de área no telhado e proporcionar um conforto acústico. A composição desse tipo de telhado é dividida em 6 camadas, primeiramente a laje que precisa ser pensada para suportar a carga da vegetação, seguida da impermeabilização que normalmente é feita usando uma manta asfáltica). Após isso, seguem respectivamente a camada drenante, a camada filtrante, o substrato e por fim a vegetação plantada sobre o substrato.

  • Pouca geração de resíduos: Muito se pensa em diversos sistemas que reutilizem ou que economizem os recursos naturais, porém existem outras maneiras para construir casas sustentáveis. É importante atentar-se a quantidade de resíduos que sua construção vai gerar, uma solução é investir em sistemas estruturais pré-fabricados, como a estrutura metálica ou em concreto pré-moldado. Isso diminui significativamente a quantidade de madeira usada para a montagem de fôrmas, gerando menos resíduos em relação ao sistema convencional.


Além das soluções acima citadas, existem algumas alternativas mais simples que podem ser adotadas para tornar sua casa sustentável, como por exemplo a localização da edificação. Atentar-se para a implantação da casa na melhor posição no terreno para aproveitar a posição solar e economizar com iluminação e refrigeração.


Existem as soluções mais baratas e as que necessitam um maior investimento inicial, mas que a longo prazo trarão um ótimo retorno financeiro, como a instalação de placas para energia fotovoltaica.


Alguns pequenos detalhes do projeto e da construção, podem fazer toda a diferença. Porém, é importante salientar que você não precisa construir uma casa do zero para poder torná-la sustentável, adequar sua casa já construída, com algumas soluções pode ajudar na sustentabilidade do planeta.



Évelyn

Referência: Blog de Engenharia Fluxo.

 
 
 

Comments


Post: Blog2_Post

©2020 por Évelyn Magalhães Engenharia. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page