Construções com Containers
- Évelyn Magalhães
- 5 de jun. de 2020
- 2 min de leitura
Os containers são, originalmente, destinados para o carregamento de grandes mercadorias, geralmente madeira ou metal. Porém, em 1987, Phillip Clark viu um potencial a mais nestas estruturas, as quais acreditava que serviriam perfeitamente para a construção de casas modulares.
E você deve se perguntar, por qual motivo? Pois bem, nos Estados Unidos, existe grande atividade de importação e exportação destes containers, sendo a maior quantidade importada para o país. Desta forma, questionou-se sobre o que fazer com todas estas estruturas que chegam ao país e não saem. A opção que seria mais óbvia, reciclagem, tornou-se inviável, visto que tais estruturas pesam toneladas de puro aço, e a energia gasta para derreter tanta quantidade de aço é absurda, se comparada com a energia gasta para transformar estas estruturas em casas/habitações (cerca de 90% menos enegia).
Em comparação com uma construção tradicional de alvenaria, a casa container é mais barata, de execução mais rápida e mais sustentável, e estes três fatores fazem muita diferença, e tornam este tipo de construção mais favorável.
Para quem acredita que utilizar este método torna-se limitado ao formato dos containers, engana-se, pois estas estruturas são mais versáteis do que aparentam. É possível personalizar os containers, utilizar mais de um, uní-los com estruturas de alvenaria tradicional, madeira... São muitas as opções para transformá-los na forma que quiser.
A escolha dos containers deve ser feita cautelosamente. É importante ter conhecimento das cargas feitas pelo mesmo, para assegurar-se de que não tenham transportado materiais tóxicos, estes não devem ser escolhidos. Além disso, é necessário atentar-se para as medidas mínimas determinadas pela prefeitura da sua cidade, como a altura.
Existem containers das mais variadas medidas de altura e profundidade, e recomenda-se que seja dada preferência aos mais altos do tipo High Cube - HC, que é o mais utilizado para modificações. Para escritórios, pequenas lojas e casas, o mais utilizado é o container Dry Standard, que é totalmente fechado, apenas com portas no fundo, possuindo duas variações. O primeiro, de 20 pés, possui 6 metros de comprimento, 2,5 metros de largura e 2,6 metros de altura, enquanto o outro, de 40 pés, possui 12 metros de comprimento, 2,35 metros de largura e 2,70 metros de altura.
Para o projeto, são necessários os mesmos documentos de uma edificação de alvenaria tradicional, por isso é necessário um profissional capacitado para a execução.
Caso você possua alguma dúvida sobre as construções com contain, entre em contato conosco! Esperamos que vocês estejam gostando da nossa série sobre Laudos, e do nosso blog. Considere registrar-se no blog para receber emails sempre que tiver um novo post, e se você gostou deste, deixe seu like.
Évelyn

Comments