top of page

BIM - Building Information Model

  • Foto do escritor: Évelyn Magalhães
    Évelyn Magalhães
  • 18 de mai. de 2020
  • 2 min de leitura

BIM – Building Information Model ou Modelagem da Informação da Construção, não é um programa como alguns imaginam. Trata-se de uma TECNOLOGIA. E para quem ainda não está por dentro, entenda o motivo de este assunto ser bastante abordado nos principais eventos de engenharia: AGORA É LEI!


O decreto N° 9.377/18, assinado no dia 17 de maio de 2018, pelo então Presidente da República Michel Temer, tem como finalidade promover um ambiente adequado ao investimento da tecnologia (BIM), além de incentivar o seu uso em âmbito nacional. E esse foi só o primeiro passo para a medida do Governo Federal em exigir o uso do BIM a partir de 2021, a qual faz parte da Estratégia Nacional de Disseminação do BIM no Brasil.


Mas sobre o que trata essa tecnologia?


O BIM é a tecnologia que trabalha com um conjunto de informações, que são retiradas de softwares, hoje chamados softwares BIM, como o Revit, Archicad, Eberick, etc, que agregam informações importantes do projeto. A partir destes softwares, é possível reunir todas as informações geradas, e compatibilizá-las através de uma plataforma (como por exemplo, o Navisworks). Essa plataforma vai unir todos os projetos e informações, e apresentar possíveis interferências entre os sistemas construtivos (estrutural, elétrico, hidro, etc.), tornando mais fácil e rápido determinar e fazer as alterações necessárias para cada interferência, e desta forma, o tempo do projetista fica mais produtivo. Esse processo, promete aumentar a produtividade no setor da construção civil e, além disso, espera-se cerca de 20% de redução de custos.


Aliada à tecnologia BIM, está a SIMULAÇÃO 4D, um modelo tridimensional, que aliado ao cronograma, permite simular todas as etapas da obra e identificar os prós e contras de cada plano de ataque.


Apesar de ainda não ser a principal tecnologia utilizada atualmente pelas construtoras brasileiras, a utilização do BIM vem avançando, e com isso suas ferramentas e funcionalidades. O BIM 4D, é a capacidade de integração das ferramentas de projetos de sistemas construtivos (citadas anteriormente), com ferramentas de planejamento e cronograma de obras, como por exemplo o MS Project. Desta forma, alia-se às três dimensões espaciais que compõem o modelo 3D, a variável tempo. Com isso, espera-se um melhor controle do processo de execução das obras e do cumprimentos dos prazos.



O que você está esperando pra aprender mais sobre essa tecnologia? Se você gosta da área de projetos, esse é o futuro!


Évelyn

 
 
 

Comments


Post: Blog2_Post

©2020 por Évelyn Magalhães Engenharia. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page